segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Para descontrair, olha o que descobrimos:

A novela que passava na nickloodeon, Isa tkm, nada mais é do que uma novela venezuelana, para quem não sabe: é a segunda produção original da Nickelodeon Latin America, feita em parceria com a Sony Entertainment Television, gravada totalmente na Venezuela e criada por Mariela Romero. Estreou em toda a América Latina em 29 de setembro de 2008, com exceção do Brasil, onde estreou no dia 6 de abril de 2009. Em 19 de Outubro de 2009 á 19 de Março de 2010, a trama foi exibida pela Band e passou uma semana mais no ar e dividiu o horário com sua sucessora, Quase Anjos, tendo 110 capítulos, 5 a mais que a versão da Nickelodeon.Atualmente está sendo exibida no HSM 24 Horas, desde 20 de Setembro de 2010, ás 14h05.
A novela tem como protagonista Isabella Pasquali (María Gabriela de Faría), uma adolescente, que enfrenta seu primeiro amor, primeiro beijo, e por sua vez, descobrir quem são seus pais verdadeiros e viver a vida à sua maneira. Vocês vão amar  #ounão.

domingo, 7 de novembro de 2010

Conheça a Venezuela!

Hino da Venezuela

Algumas curiosidades ...

O ensino à Venezuela é gratuito e obrigatório para as crianças idosas de 6 à 15 anos. É gratuito nos estabelecimentos universitários financiados pelo Estado. A dança nacional, o bropo e os instrumentos de música como o maraco, uma pequena harpa e o cuarto, uma guitarra, são igualmente caraterísticos do país. As artes, como a arquitectura e a pintura, sofreram a influência da Espanha ou a França e misturaram-se às tradições venezuelanas. Seguidamente, na segunda metade dos xx e século, a combinação das riquezas produzidas pelas descobertas de petróleo e o estabelecimento de relações estreitas com os Estados Unidos contribuiu para o desenvolvimento de uma arquitectura moderna, em especial na cidade de Caracas.

Culinária e Celebrações Venezuelanas

Comida típica :
 O prato de comida típico é o "pabellón", que é um prato elaborado à base de carne, arroz, feijão e banana. Também são muito apreciadas as "arepas" (preparadas em base de farinha de milho) e na época de Natal as "hallacas" são as convidadas de honra na mesa venezuelana.

Celebrações importantes:
Entre as celebrações mais importantes estão: O Natal, o Reis Magos, o Carnaval, e a Páscoa, que são festejadas conforme os costumes de cada região.
                                      

Tráfico de drogas


O presidente venezuelano, Hugo Chávez, permite a operação de aviões que entram e saem de seu país com drogasSão vôos que partem "com drogas em direção às ilhas do Caribe, para a América Central e para o México. A droga passa pela fronteira colombiana do lado venezuelano", informou Frechette, que dirigiu a delegação de Washington em Bogotá de 1994 a 1997.

Economia Venezuelana

Produtos Agrícolas:  cana-de-açúcar, banana, abacaxi, milho, arroz, laranja, sorgo, mandioca.
Pecuária: bovinos, suínos, caprinos e aves.
Mineração:  
petróleo (principal), gás natural, carvão mineral, diamante, ouro, bauxita e minério de ferro.
Indústria
: refino de petróleo, metalúrgica, siderúrgica, alimentícia e química.
Renda per capita:  US$ 10.970 (estimativa 2009).





Religião

Historicamente o catolicismo romano é a religião mais importante na Venezuela, situação que se mantém, uma vez que 85,7% da população identifica-se pelo menos nominalmente com esta denominação. A liberdade religiosa está consagrada na constituição da Venezuela, sendo o país tolerante face a outras religiões. A seguir ao catolicismo, destacam-se várias igrejas protestantes (12%) e pequenos grupos de judeus (sobretudo em Caracas e Maracaibo) e muçulmanos. Alguns índios ainda praticam as suas religiões ancestrais.



Clima

Embora a Venezuela esteja inteiramente situada nos trópicos, o clima varia de planícies húmidas de baixa altitude, onde as temperaturas médias anuais variam tão elevados como 28 °C, às geleiras e regiões montanhosas com uma temperatura média anual de 8 °C. A precipitação anual varia entre 430 milímetros na porção semi-árida do nordeste até 1.000 milímetros no delta do rio Orinoco do extremo oriente do país. A maioria das quedas de precipitação entre junho e outubro o restante mais seco e mais quente do ano é conhecido como "verão", embora a variação da temperatura ao longo do ano não é tão pronunciado como em latitudes temperadas.

Geografia

A Venezuela é um país localizado no norte da América do Sul, na fronteira com o Mar do Caribe. É delimitada ao sul pelo Brasil, a oeste pela Colômbia e a leste pela Guiana.



terça-feira, 2 de novembro de 2010

O influenciador da vida venezuelana: Hugo Chávez

Renda do petróleo utilizada no financiamento de programas populistas, reformas que aumentaram a participação do Estado na economia, nacionalização de empresas estrangeiras, apoio a grupos terroristas e manobras forçadas para perpetuar o governante no poder. Não era preciso ser um grande especialista em política internacional para suspeitar de que, cedo ou tarde, essa história não teria um final feliz. Atualmente, um conjunto de indicadores mostra que a conta política, social e econômica da vastíssima relação de barbaridades cometidas por Hugo Chávez na Venezuela começou a ser cobrada. O país convive atualmente com problemas como uma das maiores taxas de inflação da América do Sul, seguidos apagões provocados por uma crise energética e uma fuga em massa dos investimentos estrangeiros .Para uma nação que vinha crescendo a taxas de quase dois dígitos no vácuo da alta de preços do petróleo, o cenário futuro é hoje cercado de pessimismo. A queda no crescimento e na renda da população mais pobre aparece hoje como seu principal inimigo político.





Alguns dos problemas atuais já vinham se acumulando nos últimos anos no país e, com a chegada da crise global, a situação se agravou. Devido ao medo da recessão mundial, a cotação do barril do petróleo caiu pela metade. Os reflexos foram imediatos para a Venezuela, onde o petróleo é o principal produto de exportação. Mas não é impossível que os preços caiam ainda mais ao longo do próximo ano, levando consigo boa parte da economia venezuelana.


Essa situação delicada é fruto da gastança promovida por Chávez com o objetivo de promover sua "revolução bolivariana". Desde que ele assumiu o poder, em fevereiro de 1999, a dívida pública dobrou, chegando hoje perto do patamar de 75 bilhões de dólares. Ou seja, mesmo numa fase em que ocorreu a maior enxurrada de petrodólares da história do país, as contas do governo só se deterioraram. A relação de desperdícios com políticas de eficácia duvidosa ou delírios ideológicos é enorme. Vai desde os gastos com as chamadas "misiones", como foram batizados os programas sociais de Chávez que incluem subsídios a alimentos e remédios, até uma série de ações para ajudar aliados políticos.

Nos anos de Chávez, setores como o de infra-estrutura ficaram praticamente abandonados. Uma das principais conseqüências desse descaso é a atual crise energética que atinge o país. Nos últimos meses, três grandes apagões ocorreram na Venezuela. Nos últimos anos, o crescimento na demanda energética do país tem sido de 5% a 7% por ano. Os investimentos do governo não acompanharam essa evolução. A maior parte das usinas que geram energia com o gás natural, por exemplo, está obsoleta, com média de mais de 25 anos de operação. Chávez disse que seu governo investiria 10,3 bilhões de dólares em 42 projetos para aumentar em mais de 30% a capacidade de geração de energia até 2013. Até agora, porém, quase nenhuma dessas obras saiu do papel. 

* Chávez está vendo que, quando o capitalismo mundial vai mal, a Venezuela e ele próprio sofrem as conseqüências.

Falando um pouco mais sobre a venezuela

* Existe inúmeras curiosidades acerca da Venezuela, que na verdade e apesar de parecerem não fazerem qualquer sentido, fazem parte da história e cultura do país. Visto isso, apontamos algumas delas:



Origem do nome Venezuela - Alonso de Ojeda, Américo Vespúcio e Juan de la Cosa foram os primeiros a explorar a costa da Venezuela em 1499. No dia 24 de Agosto desse ano chegaram ao que é hoje o Lago de Maracaibo, onde encontraram nativos cujas casas estavam construídas sobre estacas de madeira fixas no lago (palafitas). Vespúcio, que era italiano, achou aquelas construções semelhantes às da cidade de Veneza e por isso chamou a região de Venezuela, ou seja, Pequena Veneza..
Por outro lado, Martín Fernández de Enciso, um geográfo que acompanhava a expedição, afirma na sua obra Summa de Geografia 1519 que junto ao lago existia uma grande rocha plana, em cima da qual havia um povoado indígena conhecido como Veneciuela. Assim, o nome Venezuela pode ser nativo, e não estrangeiro.



Símbolos Pátrios e Nacionais:
 Uma lei de 1954 estabelece como Símbolos Pátrios da Venezuela a Bandeira Nacional, o Escudo de Armas e o Hino Nacional. Além dos Símbolos Pátrios consideram-se como Símbolos Nacionais: Flor Nacional, Árvore Nacional, Pássaro Nacional e Canção Nacional.